Redes sociais constituem alternativa para divulgação de factos

Redes sociais constituem alternativa para divulgação de factos

Para Teixeira Cândido, nestas plataformas, os jornalistas devem assumir uma posição responsável, difundindo informações que obedeçam aos pressupostos deontológicos, de modo a informar os cidadãos com exactidão e lhes permitir tomar decisões correctas. O líder sindical, que falava sobre “deontologia profissional”, no workshop regional sobre “A relevância do jornalismo local nas eleições na era digital”, sublinhou que nas redes sociais o jornalista tem a obrigação de se diferenciar dos outros cidadãos e não deve perder de vista a ética e deontologia profissional.

Por sua vez, o jornalista Herculano Coroado destacou o papel da imprensa regional na compreensão dos fenómenos eleitorais locais, sempre em obediência à justiça, imparcialidade, equilíbrio e isenção sem descurar a lei eleitoral e outros normativos que norteiam o exercício da actividade jornalística. Reforçou que a imprensa local serve para dar voz à comunidade da região em que se insere e representa o “olho e o ouvido do país e do mundo”, devendo, por isso, superar os condicionalismos de ordem política, económica, militar, cultural, entre outros.

Frisou que na era digital é de todo importante que, a par dos medias tradicionais, os jornalistas façam recursos às novas plataformas digitais, com realce para o Facebook, WhatsApp, Youtube, com vista a difundir as incidências em torno do processo eleitoral, dos candidatos e seus programas. A formação visou dotar os jornalistas de ferramentas para fazer face aos próximos desafios eleitorais, nomeadamente as eleições autárquicas e gerais.

O workshop regional contou a participação de 20 jornalistas das províncias de Malanje, Moxico, Lunda-Norte e Lunda-Sul.