Milhares de cidadãos usam inadequadamente o 111

Milhares de cidadãos têm usado inadequadamente o terminal para emergências médicas 111, pondo em risco a vida de outras pessoas que podem estar a solicitar de ajuda, revelou ontem, a OPAÍS, o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério do Interior, Waldemar José. Para melhor ilustrar a gravidade da situação, contou que ao longo de todo o dia de Quartafeira, 93 por cento das chamadas que receberam eram inválidas, fundamentalmente de cidadãos que pretendiam testar se o número está operacional. “Estamos a registar um fluxo de chamadas muito elevado. Milhares de cidadãos estão a ligar somente para testar a operacionalidade do 111”, frisou.

O subcomissário esclareceu que isto contribui para congestionar a rede, que agora é muito necessária para os eventuais casos de Covid-19. “Podemos, neste momento, estar diante de uma situação de um cidadão que precisa efectivamente de emergência, está em linha de espera e não consegue ser atendido porque a linha está congestionada”, frisou. Sublinhou que a linha 111 é efectivamente para aqueles que precisam de ajuda, tanto para a pandemia, como para qualquer outra emergência de saúde ou mesmo de segurança pública.

Se continuar assim, haverá dificuldades para auxiliar todos aqueles que realmente necessitam de ajuda. “E uma situação de segurança nacional. Temos que estar conscientes de que é a linha de emergência que neste momento o Estado está a utilizar para socorrer os cidadãos que estejam numa situação do Covid-19 ou de qualquer outra emergência pública”, frisou.

As chamadas foram feitas por habitantes das províncias de Luanda e Benguela, as duas onde, por enquanto, o sistema está operacional por estar interligado ao Centro Integrado de Segurança Pública. “O 111 é constituído por uma memória artificial que permite localizar a proveniência das chamadas e direcionála ao centro de emergência local. Portanto, os habitantes das demais províncias devem usar os terminais de emergência que os governos provinciais têm disponibilizado”, declarou.