Já são 5 casos positivos de Covid-19 em Angola

Já são 5 casos positivos de Covid-19 em Angola

A ministra da saúde Sílvia Lutucuta anunciou este Sábado (28), que há mais um caso positivo do novo Coronavírus em Angola, aumentando o índice de infectados para 5.

Trata-se de um cidadão de 54 anos de idade que esteve recentemente no Brasil, cujo diagnóstico foi divulgado este Sábado, 28 de Março de 2020.

Segundo a ministra, estão neste momento, em todo o país 886 cidadãos confinados, dos quais 530 em quarentena institucional em Luanda.

O novo contágio faz parte do grupo de 100 testes anunciados ontem, pelo Secretário de Estado da Saúde, dos quais apenas 48 resultados foram até ao momento obtidos, segundo a ministra Lutucuta. É neste grupo onde se enquadra o quinto caso positivo de Covid-19 em Angola, tendo os restantes 47 testes apresentado resultados negativos.

De acordo com Sílvia Lutucuta, “os cinco pacientes (infectados com Covid-19) apresentam sintomas leves”, estando a ser monitorizados em Luanda, por profissionais de saúde especializados.

Todavia, estão em falta 52 testes, por se conhecer o veredicto, dos “231 já realizados” em Angola. Por isso, a ministra da saúde chamou a atenção para a hipótese de virem a surgir mais casos positivos dentre essas 52 pessoas examinadas que aguardam resposta laboratorial.

Cidadão falecido na Clínica Girassol

Sílvia Lutucuta declarou que o cidadão que faleceu este Sábado na Clínica Girassol, que manifestava alguns sintomas semelhantes ao do Covid-19, não faz parte dos viajantes que regressaram recentemente ao país. Por conseguinte, serão feitos testes na autópsia para excluir ou decretar se estava infectado pelo novo Coronavírus.

Na conferência de imprensa ocorrida no Centro de Imprensa Aníbal de Melo, a responsável deu a conhecer que o resultado do teste a fazer ao falecido deverá ser recebido em 24 ou 48 horas.