Irão desenvolve próprio sistema de detecção rápida da COVID-19

Irão desenvolve próprio sistema de detecção rápida da COVID-19

A República Islâmica desenvolveu o seu próprio software, que utiliza a inteligência artificial na análise das tomografias computadorizadas dos pulmões para detectar rapidamente a COVID-19 em pacientes, informou o Governo iraniano no Sábado (4).

A tecnologia permite aos médicos ver, instantaneamente, as imagens dos pulmões que possam estar infectados, enquanto antes os profissionais de saúde tinham que fazer a análise manualmente, de acordo com o vice-presidente iraniano da Ciência e Tecnologia, Sorena Sattari. “[…] Quando temos um grande número de pessoas nos hospitais ou não temos acesso a um radiologista, este sistema pode ajudar, como se fosse um médico.

A ferramenta pode ser usada como uma técnica remota e está à frente de todas as outras versões do mundo”, avançou o director da Sede Nacional de Operações contra o coronavírus, Alireza Zali, escreve Iran Press. Neste Sábado (4), o Irão revelou o software de inteligência artificial, de produção nacional, que ajuda os médicos a diagnosticar o novo coronavírus analisando as imagens das tomografias computadorizadas.

A ferramenta inovadora foi desenvolvida em apenas um mês graças aos esforços conjuntos de universidades iranianas. Devido às sanções impostas pelos EUA, o Irão regista escassez de equipamentos médicos essenciais, fazendo com que Teerão procurasse apoio de várias organizações internacionais solicitando a revogação das restrições económicas.

O secretário-geral adjunto das Nações Unidas para 0s Assuntos Humanitários, Mark Lowcock, e o presidente da Assembleia Geral da ONU, Tijjani Muhammad-Bande, exortaram os EUA a atenuarem as sanções durante o surto do novo coronavírus.