Prefeito ucraniano cava túmulos para incentivar contenção

Prefeito ucraniano cava túmulos para incentivar contenção

Um prefeito ucraniano ordenou a escavação de centenas de sepulturas por causa da epidemia de coronavírus e para incentivar as pessoas a respeitar a contenção, uma medida controversa, na cidade que ele dirige, Dnipro, que até agora não havia registado mortes. No total, foram escavadas 615 sepulturas em vários cemitérios e 2.000 sacos para corpos estão preparados nesta cidade industrial de quase um milhão de habitantes (centro-leste), disse Yulia Vitvitska, porta-voz da prefeitura.

A iniciativa foi lançada pelo prefeito Boris Filatov, um empresário rico e colorido, muito activo nas redes sociais. “Para aqueles que ainda não entendem: estamos a nos preparar para o pior”, escreveu ele no Facebook, em 2 de Abril, anunciando que cavaria essas centenas de túmulos, instando os moradores da cidade a obedecerem às regras de isolamento em casa, frequentemente negligenciada pela população. “Sem exageros, é uma questão de vida ou morte”, lançou o prefeito, também deixando a ameaça de uma multa de 570 euros aproximadamente para aqueles que não se confinarem. Uma quantia muito elevada neste país dos mais pobres da Europa.

A sua iniciativa teve uma recepção mista. Dnipro conta apenas 13 casos oficialmente detectados e nenhuma morte. Um total de 1.462 pacientes foram identificados na Ucrânia, 45 dos quais morreram. Para o escritor popular Ian Valetov, 56, morador de Dnipro, o prefeito tem razão em fazer isso e brandir um “espantalho” para incentivar os seus cidadãos a “adoptar uma abordagem mais séria” da pandemia. “O prefeito deu um bom passo psicológico ao forçar as pessoas a imaginar como serão colocadas nessas sepulturas”, disse Valetov à AFP. Se a cidade é poupada, “tanto melhor.

E se – Deus permita – (o massacre) ocorrer – é melhor estar preparado”, acrescentou. Nada como Ivan Krassikov, chefe de uma ONG local que monitora em particular as actividades da prefeitura. Ele denuncia “a crise nervosa de um prefeito”, incapaz de gerir a situação. “Em vez de concentrar todos os esforços na preparação de hospitais” e na prevenção “, estamos apenas a falar de sepulturas”, protestou ele à AFP. “Não é normal” e “apenas reforça o pânico!”, rematou.