Fronteira de Cassai Sul reforçada com material de biossegurança

O posto fronteiriço da comuna do Cassai Sul com a República Democrática do Congo foi reforçado com material de biossegurança, no âmbito das medidas de prevenção e contenção da propagação do Coronavírus (Covid-19)

Foram disponibilizados, em quantidades não especificadas, álcool etílico, máscaras respiratórias, batas descartáveis, álcool gel, fatos, toucas descartáveis, sacos de recolha de cadáveres, sapatos descartáveis e pulverizadores.

O pacote incluiu também produtos da cesta básica, como arroz, massa alimentar fuba de milho, feijão, açúcar, sal, óleo, bem como três moto-cisternas para atender as necessidades de consumo e higienização das populações que vivem em zonas de difícil acesso de viaturas.

Na ocasião, a administradora municipal do Muconda, Maria Segunda, disse que, com este reforço, se pretende manter estável o stock de material de biossegurança na fronteira, nas unidades sanitárias da circunscrição, assegurando a protecção dos técnicos, efectivos do Ministério do Interior e dos passageiros que escalarem a província neste período (11,12 e 13 de Abril).

Sublinhou que a aquisição de fármacos e alimentação, em grandes quantidades, permitirá o reforço da dieta alimentar dos pacientes, famílias mais desfavorecidas, técnicos dos hospitais, entre outros.

Por seu turno, o governador Daniel Neto frisou que todo o cuidado é pouco, daí ser necessário agir-se rápido, face ao tráfico de pessoas e de trocas comerciais nas fronteiras de Chiluange e Cassai Sul.

O governante apelou à participação das autoridades tradicionais na sensibilização das comunidades sobre as medidas de prevenção e propagação da pandemia Covid-19.

Lembrou ainda que as autoridades sanitárias têm idoneidade e aceitação nas comunidades e devem aproveitar isso para levar a mensagem às pessoas.

O município de Muconda possui 36 mil e 585 habitantes distribuídos em 11 regedorias, 18 bairros, 12 povoações e 28 aldeias. É constituído por quatro comunas, designadamente, Muconda, Cassai Sul, Muriege e Chiluange.

 

leave a reply

error: Conteúdo Protegido!