Fronteira de Cassai Sul reforçada com material de biossegurança

Fronteira de Cassai Sul reforçada com material de biossegurança

Foram disponibilizados, em quantidades não especificadas, álcool etílico, máscaras respiratórias, batas descartáveis, álcool gel, fatos, toucas descartáveis, sacos de recolha de cadáveres, sapatos descartáveis e pulverizadores.

O pacote incluiu também produtos da cesta básica, como arroz, massa alimentar fuba de milho, feijão, açúcar, sal, óleo, bem como três moto-cisternas para atender as necessidades de consumo e higienização das populações que vivem em zonas de difícil acesso de viaturas.

Na ocasião, a administradora municipal do Muconda, Maria Segunda, disse que, com este reforço, se pretende manter estável o stock de material de biossegurança na fronteira, nas unidades sanitárias da circunscrição, assegurando a protecção dos técnicos, efectivos do Ministério do Interior e dos passageiros que escalarem a província neste período (11,12 e 13 de Abril).

Sublinhou que a aquisição de fármacos e alimentação, em grandes quantidades, permitirá o reforço da dieta alimentar dos pacientes, famílias mais desfavorecidas, técnicos dos hospitais, entre outros.

Por seu turno, o governador Daniel Neto frisou que todo o cuidado é pouco, daí ser necessário agir-se rápido, face ao tráfico de pessoas e de trocas comerciais nas fronteiras de Chiluange e Cassai Sul.

O governante apelou à participação das autoridades tradicionais na sensibilização das comunidades sobre as medidas de prevenção e propagação da pandemia Covid-19.

Lembrou ainda que as autoridades sanitárias têm idoneidade e aceitação nas comunidades e devem aproveitar isso para levar a mensagem às pessoas.

O município de Muconda possui 36 mil e 585 habitantes distribuídos em 11 regedorias, 18 bairros, 12 povoações e 28 aldeias. É constituído por quatro comunas, designadamente, Muconda, Cassai Sul, Muriege e Chiluange.