País sem novos casos de contágio com coronavírus há 48 horas

País sem novos casos de contágio com coronavírus há 48 horas

Não houve alterações no número de pessoas infectadas com a covid-19 em Angola mantendo-se os mesmos dados sobre a pandemia   revelados nas últimas 48 horas.

Da conferência de imprensa dada esta Segunda-feira pelo secretário de Estado da Saúde Pública, Franco Mufinda, o destaque vai para o início de testagem  a   181 médicos cubanos chegados recentemente a Angola, com resultados negativos. Outro dado revelado tem a ver com a chegada ao país, provenientes de Cuba ,de  147 angolanos que se encontravam em tratamento naquele país,

Por altura da sua chegada a Luanda,  o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, disse   que todos os passageiros realizaram os testes do novo coronavírus (Covid-19) naquele país caribenho, com resultados negativos.

“Apesar de todos terem sido testados em Cuba, irão cumprir a quarentena institucional, estando criadas todas as condições, desde estrutura, alimentação e fundamentalmente médicas para o acompanhamento destes convalescentes (doentes) e seus acompanhantes”, destacou.

Franco Mufinda disse que dentre os doentes, não há nenhum cidadão que carece de cuidados especiais, ou que mereça estar internado, apesar de a estrutura estar montada para qualquer eventualidade.

Segundo o secretário de Estado, no final do período da quarentena, todos serão testados novamente, antes de serem colocados na comunidade, daí que os pede para observarem rigorosamente a quarentena institucional, cada no seu quarto.

O país conta, até ao momento, com 24 casos positivos confirmados, dentre os quais dois óbitos, seis recuperados (dois com alta hospitalar) e 16 doentes activos, que se encontram em acompanhamento em diferentes unidades de referência angolanas.