UAN apresenta protótipos de ventiladores para a covid-19

um plano de acção para a busca de soluções técnicas adicionais na luta contra a Covid-19 está a ser executado por um grupo de engenheiros da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto, liderado pelo professor Henrique Afonso. O grupo tem protótipos de ventiladores e viseiras

Segundo informações disponibilizadas pelo Gabinete de Informação Científica e Documentação da Universidade Agostinho Neto (UAN), o plano em destaque contempla a concepção de modelos em 3D para multiplicadores, consubstanciado na geração de modelos em 3D para fabrico de multiplicadores para respiradores ou ventiladores).

Na última Sexta-feira, 17 de Abril, o grupo apresentou à Comissão Interministerial de Luta contra a Covid-19 os dois primeiros protótipos de ventiladores e viseiras, que foram submetidos ao INIS – Instituto Nacional de Investigação em Saúde, do Ministério da Saúde, para aprovação, depois da sua validação pela Direcção Nacional de Medicamentos e Equipamentos. Foi apresentado também o protótipo de viseiras porque consta no plano de acção a concepção de modelos em 3D para fabricação de viseiras para protecção facial dos técnicos de saúde e forças da ordem.

“A concepção de mecanismos para abertura à distância de portas e supressão de obstáculos de contágio, que consiste na construção de manípulos ou elevadores mecânicos para facilitar este processo, bem como a concepção de unidades de higienização de espaços de desinfestação (câmaras de desinfestação nos acessos aos locais públicos, como mercados, por exemplo) mereceram a atenção dos engenheiros”, informa.

Por fim, o plano cria também uma solução para a inventariação de equipamentos hospitalares desactivados, tais como camas, cadeiras, balanças, colectores de materiais usados, recipientes de casas de banho, equipamentos de medição electrónica, entre outros.

error: Content is protected !!