Covid-19: OIT estabelece medidas contra a pandemia

O escritório sub-regional da Organização Internacional do Trabalho (OIT) definiu, em Kinshasa (RDCongo), medidas para diminuir o impacto e as consequências da Covid-19, no ambiente de trabalho, durante o período de confinamento.

Trata-se do guia de obrigações dos trabalhadores, em matéria de higiene e segurança, aprovado durante uma reunião regional dirigida, via vídeo-conferência, pela directora do escritório sub-regional da OIT, Dajina Magenga, com a participação de Angola.

As medidas aprovadas incluem a adopção de comportamentos de trabalho seguro, o uso correcto de dispositivos de segurança e equipamento de protecção e a garantia de boas práticas de higiene, como lavagem frequente das mãos, para protecção contra a infecção.

Para evitar confusão, boatos ou informações erradas no local de trabalho a OIT recomenda que os empregadores comuniquem, regularmente, informações relevantes aos seus trabalhadores, designando, se possível, um membro da equipe ou um coordenador para esse fim.

A OIT considera que os impactos económicos da Covid-19 são sem precedentes e, provavelmente, serão mais graves para as empresas do sector da aviação, hotelaria, turismo e transportes, porque vão enfrentar desafios imediatos e correm o risco de falência.

Segundo um comunicado da reunião de quarta-feira (22), os conferencistas prevêem que o pagamento de salários, arrendamentos e impostos podem ser comprometidos, numa altura em que matérias-primas e peças de reposição estão, cada vez mais, difíceis de serem encontradas.

“A pandemia terá efeitos imediatos e de longo prazo na maioria dos sectores, daí a razão de o guia ser desenvolvido para beneficiar os empregadores e as suas organizações em todo o mundo”, refere o documento a que a Angop teve acesso hoje, sem especificar os países participantes.

Angola participou da “vídeo-conferência” por intermédio da Câmara de Comercio e Indústria, UNTA-Confederação Sindical (UNTA-CS) e da CGSILA, além de representantes de empregadores e de trabalhadores.

error: Content is protected !!