Vacina testada em macacos mostra eficácia ao longo de quatro semanas

Vacina testada em macacos mostra eficácia ao longo de quatro semanas

Cientistas do Rocky Mountain Laboratory conseguiram resultados comprovados em seis macacos a quem foi administrada a vacina.

Cientistas do Rocky Mountain Laboratory, em Montana, nos Estados Unidos, desenvolveram o que se pensa poder ser a primeira vacina eficaz no combate contra o novo coronavírus. De acordo com o noticiado pelo New York Times, os investigadores já terão administrado a vacina que estão a desenvolver em seis macacos com resultados bastante positivos.

Segundo o avançado, os animais, que adoeceram sempre que expostos a esta doença, foram então expostos a grandes quantidades do vírus, mas mais de 28 dias depois, todos os seis, mantiveram-se saudáveis, afirmou Vincent Munster, investigador que conduziu o teste.

O investigador explica ainda que este tipo de macacos é o mais próximo com os humanos. “O macaco rhesus é a coisa mais próxima que temos dos seres humanos”, disse Munster, citado pelo New York Times.

Os resultados preliminares deverão começar a ser partilhados com a comunidade científica durante a próxima semana, isto num momento em que em várias partes do globo estão a ser testados diferentes tratamentos, já com vacinas experimentais a ser produzidas em massa e com testes clínicos a decorrerem em humanos.

Fonte: MSN