‘Espectáculos virtuais’ marcam Dia da Língua Portuguesa em Angola

A plataforma do Facebook do Camões Luanda será o canal que vai emitir dois espectáculos virtuais, dado o momento que o país atravessa devido a pandemia da Covid-19

Em dois períodos diferentes, o primeiro às 10:30 da manhã, será apresentado o espectáculo de dramaturgia contemporânea “Leituras Assistidas”, ao passo que às 17 horas é exibido o espectáculo de música, teatro e dança “A Língua Portuguesa entre Nós”, no âmbito do Dia Mundial da Língua Portuguesa, que hoje, 5, se assinala. Assim, o espectáculo de dramaturgia contemporânea “Leituras Assistidas”, é promovido por Klaus Novais e Dílson Maria, que contará com a participação de um autor angolano (Fernando Carlos), uma autora brasileira (Grace Passô) e um autor português (Ricardo Cabaça).

Já o espectáculo de música, teatro e dança “A Língua Portuguesa entre Nós”, conta com a promoção do angolano José Teixeira, e contará igualmente com a participação de dois bailarinos, quatro actores e dois músicos. Serão igualmente divulgados testemunhos em vídeo de escritores, desportistas, cientistas, artistas e demais individualidades, procurando dar expressão à dimensão pluricêntrica da Língua Portuguesa, com destaque para José Ramos-Horta, Carminho, Manuel Alegre, Adriana Calcanhoto, Maria Manuel Mota, Mia Couto, Germano Almeida, Flora Gomes, Milton Hatoum, Fernando Pimenta e Cardeal José Tolentino Mendonça.

A programação da semana da Língua Portuguesa reserva uma campanha digital sobre a Língua Portuguesa através da publicação de citações de autores lusófonos e textos de enquadramento sobre a Língua Portuguesa na página no Facebook do Camões – Centro Cultural Português. Ao nível global de acordo com uma nota a que OPAÍS teve acesso, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, em parceria com CPLP, UNESCO e ONU News organiza o evento comemorativo do Dia Mundial da Língua Portuguesa em formato virtual, que será disponibilizado, a partir das 12:00 (de Lisboa e Luanda) do dia 5 de Maio, no canal Youtube do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

Entretanto, para encerrar o evento será transmitido um concerto com Aline Frazão (Angola), Ivan Lins (Brasil), Teófi lo Chantre (Cabo Verde), Manecas Costa (Guiné-Bissau), StewartSukuma (Moçambique), João Gil (Portugal), Tonecas Prazeres (São Tomé e Príncipe) e Zé Camarada (Timor-Leste) que permanecerá disponível e de acesso público no YouTube. Saliente-se que, estas comemorações terão início com a transmissão das mensagens do Secretário-Geral das Nações Unidas, Presidente da República de Portugal, Presidente da República de Cabo Verde, primeiro-ministro de Portugal, secretário-executivo da CPLP e o representante permanente de Portugal junto da UNESCO.

A data

O dia 5 de Maio foi proclamado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) como o Dia Mundial da Língua Portuguesa, uma decisão ofi cializada a 25 de Novembro de 2019, em alinhamento com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que, em 2009, consagrou esse dia como o da Língua e Cultura Portuguesas. Nessa ocasião, a UNESCO reconheceu “o importante papel que a Língua Portuguesa tem na preservação e disseminação da civilização e da cultura humanas” e sublinhou que esta é actualmente falada por mais de 265 milhões de pessoas

error: Content is protected !!