Você daria algum prémio…?

QUINTA-FEIRA à noite falava eu, via Whatsapp, com um ex-colega da OMS, o Norberto Sousa, para quem o conhece, quando a conversa mudou subitamente para «profissionalismo e melhor desempenho!». E vejam textualmente como tudo decorreu sem tirar nem pôr…!

Eu: Tenho uma (..) mais profissional, mas é “confidencial”. Vê mas não a partilhes com ninguém, por favor!

Ele: Obrigado! Falando em “profissional”, lembro-me da foto do Dr. Bernardino Teixeira, infelizmente já falecido, na leprosaria. “Granda” foto!

Eu: Na Funda?! Será que ainda a tenho? Vou procurar agora mesmo…

Ele: A foto estava numa moldura exposta na sala de reuniões do nosso escritório… O mais velho Teixeira aparecia sentado no degrau de uma escada que dava acesso a um quarto. Era na Funda…

Eu: Lembro-me perfeitamente desse quadro… Vou ver se descubro a foto original nos meus arquivos. Se encontrar, quanto pagas…?

Infelizmente, passavam já largos minutos da meia-noite e ou Norberto certamente se cansou de tanto esperar, ou não me levou a sério…. A verdade é que adormeceu até à manhã do dia seguinte!

Em casa, eu continuei as buscas. E…, enviei-lhe a seguinte resposta para sua surpresa e grande satisfação para mim:

Eu: ENCONTREI A FOTO e exijo um prémio!!! Já está aqui no telefone, pronta a enviar pelo Whatsapp!

Na verdade, enviei-lhe a foto, dizendo que não quero nem aceito nenhum prémio para mim. Apenas quis realçar para o meu amigo Norberto a importância de guardarmos certas lembranças que marcam as nossas vidas!

Aquela fotografia é um das mil relíquias que eu tenho guardadas religiosamente e foi tirada na Funda, em 2004. Mas também tive de ser honesto e disse-lhe que foto não é de minha autoria! Foi o Dr. Teixeira quem ma tinha dado, para “ilustrar uma exposição sobre os esforços para a eliminação da lepra em Angola”.

Fica aqui a nossa homenagem a esse médico e à sua equipa, por este trabalho tão magnífico.

O Dr. Bernardino Teixeira foi um homem simples e modesto que servia incansavelmente os mais pobres e pode ser, hoje, um exemplo a seguir na luta contra a Covid-19! Você dar-lhe-ia algum prémio…?

Tazuary Nkeita

error: Content is protected !!