Globos de Ouro mudam regras a favor de filmes de países com coronavírus

A Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (AIEH) alterou o regulamento dos Globos de Ouro, para permitir que os filmes de países afectados pelo coronavírus possam competir em igualdade de condições na próxima edição dos prémios.

Até agora, para participarem na categoria de melhor filme em língua estrangeira (não inglesa), as películas tinham de se estreiar nos cinemas dos seus países de origem.

Esse requisito foi agora eliminado, tendo a AIEH decidido que os filmes que tinham estreia prevista a partir de 15 de Março podem candidatar-se. A data do fim será determinada pela reabertura das salas de cinema em cada país.

Desta forma, os Globos de Ouro — à semelhança dos Óscares — vão receber candidaturas de filmes que ainda não se estreiaram em salas de cinema, mas que foram “originalmente pensados para serem projectados nos cinemas”.

A organização frisou que esta alteração apenas se aplica ao actual contexto de pandemia. Já em Março, a AIEH tinha informado a suspensão do “requisito de que um filme deve ser mostrado aos membros da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood num cinema ou numa sala de visionamento”.

A cerimónia da 78ª edição dos Globos de Ouro mantém-se agendada para o início de 2021 e será apresentada por Tina Fey e Amy Poehler.