Nacional da bola ao cesto anulado ontem em Luanda

Nacional da bola ao cesto anulado ontem em Luanda

À semelhança do que aconteceu no Girabola 2019/2020, o Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol foi anulado, ontem.

Na sede da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), na Cidadela Desportiva, em Luanda, representantes de clubes e associações provinciais sentaram-se para encontrar um ponto de equilíbrio.Assim, os membros da comissão de gestão da FAB, presidida por Gustavo da Conceição, decidiriam, no encontro, anular a prova por força da Covid-19, pandemia que continua a assolar o mundo.

Os representantes dos oito clubes, com uma ou outra resistência, foram unânimes em relação à forma como se decidiu, porque não se sabe quando é que vai terminar a pandemia.

A prova, que foi interrompida em meados de Março passado, obrigou os clubes a fazerem várias engenharias para pagarem salários e outras despesas.

Deste modo, não há vencidos e vencedores nesta temporada, por isso o Petro de Luanda não terá como abrir o champanhe, uma vez que liderava a prova com 49 pontos.

O 1º de Agosto, rival de longa data do líder, e o Interclube ocupam as posições seguintes com 44 pontos, respectivamente.

Por sua vez, o Clube Desportivo do Kwanza é o ultimo classificado com 30 pontos da maior festa da bola ao cesto em Angola.

A fase regular estava a três jornadas do fim, sendo que reservaria as meias-finais e os playoff, ou seja a final que seria disputado em sete partidas.

Os petrolíferos, se vencessem a prova, colocariam na sua galeria o décimo quarto troféu, uma vez que estava a fazer um campeonato regular.

O 1 de Agosto é a equipa com mais trofeus nesta competição que já leva 42 cacimbos, segundo dados da Federação Angolana de Basquetebol.

O ASA e o Recreativo do Libolo têm três troféus cada equipa. O Sporting de Luanda tem dois, ao passo que o Ferroviário de Luanda ostenta um.