Trump critica China por causa da Covid-19 e diz-se ‘muito decepcionado’

Trump critica China por causa da Covid-19 e diz-se ‘muito decepcionado’

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse, nesta Quinta-feira, estar muito desapontado com a China por não ter contido o novo coronavírus, dizendo que a pandemia mundial lançou um fardo sobre o acordo comercial EUA-China.

O surto de coronavírus teve origem em Wuhan, na China, em Dezembro, e espalhou-se silenciosamente, enquanto Washington e Pequim assinavam um acordo comercial de Fase 1 saudado pelo presidente republicano como uma grande conquista.

“Estou muito decepcionado com a China”, disse o presidente republicano em entrevista transmitida Quinta-feira na Fox Business Network.

“Eles nunca deveriam ter deixado isso acontecer. Então, faço um óptimo acordo comercial e agora digo que isso não me parece o mesmo. A tinta mal estava seca e a praga veio. E não me parece o mesmo ”, disse Trump.

Sob o acordo da Fase 1 assinado em Janeiro, Pequim prometeu comprar pelo menos USD 200 biliões em bens e serviços norteamericanos adicionais por dois anos, enquanto Washington concordou em reverter as tarifas em etapas sobre produtos chineses.

Um jornal estatal chinês informou que alguns assessores do governo, em Pequim, estavam a pedir novas negociações e possivelmente invalidar o acordo.

Trump disse, novamente, que não estava interessado em renegociar.

Enquanto as agências de inteligência dos EUA disseram que o vírus não parecia ser artificial ou geneticamente modificado, o secretário de Estado Mike Pompeo disse no início de Maio que há “uma quantidade significativa de evidências” de que o vírus veio de um laboratório em Wuhan.

Estes comentários seguiram a afirmação de Trump, em 30 de Abril, de que ele estava confiante de que o coronavírus pode ter sido originado num laboratório de virologia chinês.

Na entrevista à Fox Business, gravada na Quarta-feira, Trump se concentrou mais na resposta da China ao surto do que na sua origem.

“Temos muitas informações e isso não é bom. Se veio do laboratório ou dos morcegos, tudo veio da China e eles deveriam ter parado. Eles poderiam ter parado, na fonte ”, disse ele.

“Ficou fora de controlo.”, disse.