National Geographic assinala os 75 anos fim da 2ª Guerra Mundial com 13 documentários

National Geographic assinala os 75 anos fim da 2ª Guerra Mundial com 13 documentários

Ao nível mundial, a Grande Guerra terminaria em Setembro do mesmo ano, com a rendição do Japão. Para assinalar esta data, todas as Quintas-feiras a partir das 23h00 deste mês, serão dedicadas a esta efeméride, com a exibição de 13 documentários (sendo dois deles uma estreia no canal) e com a possibilidade de rever alguns dos melhores conteúdos relacionados com esta época.

O documentário “Insubmersível: O Navio de Batalha Perdido no Japão”, da premiada equipa da Vulcan Productions, acompanha a fantástica aventura de oito anos liderada pelo co-fundador da Microsoft, Paul G. Allen, na tentativa de localizar o local de descanso final do super navio de guerra japonês, o IJN Musashi.

Em 1944, com o resultado da Segunda Guerra Mundial em jogo, o Japão contava com uma arma secreta sobre a qual os americanos nada sabiam. Com 72 mil toneladas, o Musashi foi o maior e mais poderoso navio de guerra alguma vez construído, Inglaterconsiderado pelos japoneses como inafundável. Mas, numa das principais batalhas, o impensável aconteceu e o enorme navio afundou. Décadas após o naufrágio, a equipa de Allen partiu para encontrar o que resta dele.

‘A última tentativa de Hitler 2’

Esta série acompanha algumas das mais dramáticas batalhas que marcaram o último ano da 2.ª Guerra Mundial, revelando as decisões desesperadas de Hitler no sentido de tentar inverter aquilo que seria a derrota do seu ideal e da Alemanha.

Os seis episódios desta série retratam alguns dos mais marcantes momentos deste conflito como a libertação da zona portuária de St. Malo pelo exército americano; o plano das forças aliadas com o general Bernard Montgomery para pôr fim à guerra em 1944; a operação Market Garden, uma das maiores operações aéreas de todos os tempos; a reconquista do porto de Antuérpia ou o esforço do exército dos Aliados para se posicionarem ao longo do rio Reno e invadirem a Alemanha nazi.