Covid-19: Médicos asseguram empenho no combate à pandemia

Covid-19: Médicos asseguram empenho no combate à pandemia

Os especialistas cubanos que se encontram na província do Huambo asseguraram, no Sábado, 16, na região, o seu empenho na luta contra a pandemia da Covid-19 no país.

Estas declarações foram proferidas pela responsável da equipa de médicos cubanos, Olga Marlene, durante o acto simbólico de apresentação da comitiva, integrada por 13 especialistas em áreas como medicina-geral e familiar, radiologia, intensivistas e neurologistas, que na próxima Segunda- feira dão início às suas funções nos 11 municípios que compõem o Huambo.

De igual modo, manifestou o interesse em transmitir a sua experiência de medicina geral e familiar aos profissionais angolanos. Na ocasião, a governadora local, Joana Lina, que orientou o acto simbólico reconheceu que Angola e Cuba têm uma longa história comum, quer nos bons como nos maus momentos, por conhecerem o valor real da solidariedade. A governante ressaltou ainda que a amizade entre os dois povos é muito grande e indestrutível e a presença destes especialistas demonstra esta mesma realidade.

O Sistema de Saúde na província do Huambo conta com 249 unidades sanitárias, num universo de duas mil e 126 camas em diversas enfermarias e 14 na Unidade de Tratamentos Intensivos (UTI), onde trabalham 308 médicos, três mil e 639 enfermeiros, 467 técnicos de diagnósticos e terapeuta, assim como 825 administrativos, além de outros profissionais indispensáveis para o seu normal funcionamento.