Covid-19: Desconfinamento na Europa acelera a partir de hoje

O levantar de restrições, impostas pela quase totalidade dos governos para travar a pandemia de Covid-19, prossegue esta Segunda-feira com a reabertura de um sem número de serviços em muitos países europeus, incluindo em Portugal.

Grécia, Itália, Dinamarca, Bélgica, Irlanda, Polónia e Macedónia são alguns dos países que ou dão início ou continuam com o desconfinamento, agora com a reabertura de escolas, comércio, restauração, cafés e salões de beleza, entre outros sectores de actividade.

República Checa, a 7 de Abril, Áustria, a 14, Dinamarca, a 15, e Noruega, a 20, foram os primeiros na Europa a levantar algumas das limitações impostas para controlar a pandemia de Covid-19, nuns casos reabrindo o pequeno comércio e as creches, noutros voltando a permitir a saída à rua e as deslocações.

Esta Segunda-feira, esses e outros sectores de actividade reabrem num conjunto de países europeus. Em Portugal também.

O Governo grego prossegue o levantamento das restrições, com a reabertura de escolas secundárias e de locais antigos e históricos, como a Acrópole.

Tal como noutros países, a Grécia impôs, a 23 de Março, um confinamento geral, para travar a pandemia do novo coronavírus, que terminou a 4 de Maio.

Menos afectada que grande parte dos países europeus, a Grécia já contabilizou 162 óbitos entre os 2 819 casos de pessoas contaminadas pela Covid-19.

As autoridades italianas começam a partir de Segunda-feira a reabrir os museus, autorizando também a celebração de missas, desde que seja respeitado o distanciamento social e o uso de máscaras e luvas pelo padre na eucaristia.

Também os cabeleireiros e salões de beleza podem reabrir em 18 de Maio.

Com as escolas encerradas até Setembro, a Itália iniciou a fase de desconfinamento a 4 deste mês, com a reabertura de algumas actividades, sendo um dos países europeus mais afectado pela pandemia de Covid-19, contando, até Sábado, mais de 224 mil casos de contaminação e 31 763mortes.

A Dinamarca prossegue a reabertura gradual dos serviços, autorizando a abrir portas os colégios, restaurantes e locais de culto, bem como as actividades ao ar livre.

error: Content is protected !!