PIIM chega ao município do Cubal

PIIM chega ao município do Cubal

Depois de terem sido implementados os projectos do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) no Balombo, Catumbela, Baía-Farta e Chongoroi, o governador provincial de Benguela, Rui Falcão, vai proceder, nesta Quinta-feira, 21, ao lançamento deste programa no município do Cubal, 180 quilómetros a Sul da sede da província.

Para o Cubal estão contempladas nove acções aprovadas, consubstanciadas na construção de 3 novas escolas com 7 salas de aulas, a edificação de um posto policial na localidade do Lomaum, um centro médico na Comuna de Yambala, além da terraplanagem de 62 quilómetros da sede municipal às sedes comunais.

O PIIM na província de Benguela conta já com três projectos sociais no Balombo, nomeadamente a construção de duas escolas de sete salas de aulas e a terraplanagem do troço Balombo- Makamombolo, numa extensão de 62 quilómetros.

No município da Catumbela estão contemplados nove obras, sendo quatro escolas de sete salas de aulas cada e cinco postos de saúde para as comunidades da sede comunal da Catumbela, Praia Bebé, Biópio e Gama.

Já na Baía- Farta estão em fase de implementação seis projectos que incluem a construção de quatro escolas, asfaltagem de cerca de um quilómetro de estrada e terraplanagem de 40 quilómetros da sede municipal para a povoação do Muaningo, zona marítima Sul.

No município do Chongoroi, 150 quilómetros a Sul de Benguela, as sedes comunais da Bolonguera e Camuine poderão ver as suas vias de acesso terraplanadas, além da construção de uma escola com sete salas de aulas. Em toda a província, foram aprovados 62 projectos, sendo o sector da Educação o mais contemplado, prevendo-se construir 28 novas escolas, totalizando 231 salas de aulas, podendo vir a absorver 19 mil e 170 alunos.

O PIIM foi lançando a 27 de Junho de 2019 pelo Presidente da República e está a ser implementado nos 164 municípios e prevê o desenvolvimento de um número elevado de projectos e acções, como propósito do Governo fazer dos municípios o centro do desenvolvimento nacional.