Adolescente cria site que monitora a covid-19 e recusa oferta equivalente a mais de KZs 4 mil milhões

Adolescente cria site que monitora a covid-19 e recusa oferta equivalente a mais de  KZs 4 mil milhões

Oferta envolvia controle editorial do site; “a responsabilidade não deveria estar em uma criança aleatória”, afirmou ele ao Business Insider

Aos 17 anos de idade, o estudante americano Avi Schiffmann fez uma escolha que pode parecer difícil para muitos, mas que, para ele, não foi tanto assim: recusar 8 milhões de dólares (cerca de 4.5 mil milhões de kwanzas no actual câmbio), noticiou a Exame.

Schiffmann é o criador de um dos sites de monitoramento do coronavírus mais populares do mundo, o ncov2019.live, e recebeu a oferta milionária de uma empresa para continuar programando o site, por tempo indeterminado.

“Eu só tenho 17 anos, eu não preciso de 8 milhões de dólares. Não quero me aproveitar dessa situação”, afirmou ele em entrevista ao site americano Business Insider.

Segundo Schiffmann, 100% do seu tempo livre é consumido por actualizar os dados do site, que monitora a situação global da covid-19. Por dia, são cerca de 30 milhões de visitantes.

A plataforma é actualizada constantemente com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) e de sites dos governos dos países.

No mapa, é possível ver onde o surto tem sido mais forte, a porcentagem de mortes, casos activos e críticos e também quantas pessoas já se recuperaram da doença.