Conselhos de Administração das empresas do MINEA tomam posse

Conselhos de Administração das empresas do MINEA tomam posse

Os Conselhos da Administração da Empresa Nacional de Produção de Electricidade, PRODEL, Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade, ENDE, nomeados a 19 de Maio de 2020, tomaram posse, nesta Quarta-feira, 20, em Luanda, numa cerimónia presidida pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.

Joaquim Ventura tomou posse como Presidente do Conselho de Administração da PRODEL que conta ainda com Administradores Executivos, Pedro Eduardo Manuel Afonso, Euclides Morais de Brito, Benício Pedro Machado, Rosa Afonso Miguel e Administradores Não Executivos Francisco de Maria de Meireles Vasconcelos Júnior, Emanuela Bernardett Afonso Vieira Lopes.

Para o cargo de Presidente do Conselho de Administração da ENDE tomou posse Hélder de Jesus Garcia Adão e como Administradores Executivos, João de Deus Pereira Furtado, Pedro Estêvão Buca, Manuel de Jesus Neto Adão e Isabel Augusto dos Santos, tendo sido Mário Alberto Mendonça da Silva e João Simão Manuel da Silva empossados como Administradores Não Executivo. Na ocasião foi também empossado Venceslau Txindji Chissupa, ao cargo de Administrador Executivo da Empresa Pública de Águas, EPAL.

O ministro, João Baptista Borges apontou a necessidade do engajamento de todos para desenvolvimento do sector da energia e águas no país, recomendando a melhor utilização dos recursos humanos disponíveis, tendo referido que a retirada de subsídios aos preços dos serviços prestados pelo sector leva a que as empresas sobrevivam das receitas arrecadadas, fruto das vendas a realizar, pelo que os esforços devem ser direccionados para a melhoria da arrecadação financeira.

O ministro espera ainda que os Conselhos de Administração ora empossados “efectuem o seu serviço com a máxima qualidade, coesão, transparência e eficiência a todos os níveis”. Baptista Borges, apela ainda aos novos conselhos a uma maior aproximação às comunidades, facilitando desta forma, a tomada de melhores decisões.