Uma a cada seis crianças espanholas sofre depressão durante a pandemia, diz pesquisa

Uma a cada seis crianças espanholas sofre depressão durante a pandemia, diz pesquisa

Cerca de uma a cada seis crianças espanholas se sentiu deprimida com frequência durante a pandemia, e aquelas de origem mais pobre sofrem mais, disse uma instituição de caridade nesta Quinta-feira.

A Espanha adoptou um dos isolamentos mais rigorosos do mundo, que incluiu manter as crianças a portas fechadas durante semanas para conter o surto que já matou quase 28 mil pessoas.

A Save the Children disse que a sua pesquisa de Abril mostrou que, embora o isolamento tenha permitido que as famílias desfrutassem de mais tempo juntas, mesmo assim 17% das crianças se sentiram deprimidas frequente ou diariamente e que as novas adversidades económicas estão a ampliar as desigualdades.

Nas famílias mais necessitadas, 32,3% das crianças tiveram dificuldade para dormir, e 30,1% sentiram medo da doença Covid-19 — quase um terço a mais do que em lares menos vulneráveis. Aquelas de origem mais humilde também choravam mais, de acordo com a pesquisa de mais de 1.800 entrevistas com crianças e familiares.

A Save the Children disse que uma de cada quatro famílias vulneráveis sofreu com a perda de empregos ou a diminuição de rendimentos, aumentando a tensão e a incerteza das crianças. Nalguns casos, famílias tiveram que dividir acomodações com estranhos para diminuir o valor do aluguer.

“Ficar isolado em apartamentos minúsculos com pessoas que não são parte da sua família na verdade é um risco, porque estas famílias estão a enfrentar dois tipos de stress. Elas perderam o emprego por não poderem trabalhar e estão isoladas em lugares minúsculos”, disse Andres Conde, chefe da Save the Children da Espanha, à Reuters.

A instituição fez um apelo às autoridades para ampararem as famílias pobres suprindo as suas necessidades básicas.

O governo espanhol vem repetindo que não negligenciará ninguém e que planeia pagar uma renda mensal básica a cerca de um milhão das famílias mais pobres.