Carta do leitor: Fica em casa! Porque?

Carta do leitor: Fica em casa! Porque?

Por: Félix Diassonama

Nos últimos tempos, o slogan FICA EM CASA tem ganhado notoriedade dentro da sociedade, razão pelo qual aproveitarei a ocasião para explicar o meu ponto de vista sobre a importância do slogam FICA EM CASA!

Hoje, as sociedades são afligidas por uma pandemia (Covid- 19), doença viral mortífera e de contágio rápido com uma progressão geométrica (PG) ou o efeito cascata (efeito bola de neve).

Para percepção do efeito cascata, pense em 50 blocos posicionados na vertical e organizados um atrás do outro (organizados em série), quando empurramos o primeiro bloco, ele afecta o segundo e o segundo o terceiro, criando uma sequência até afectar o último bloco causando prejuízos incalculáveis.

O raciocínio acima ilustra a facilidade de contágio e danos causado por um doente com a Covid- 19, ele tem o potencial de transmitir a várias pessoas, ao ponto de gerar uma situação incontrolável com prejuízos incalculáveis, razão pelo qual o slogam FICA EM CASA é apropriado, por que protege-nos de uma situação de vulnerabilidade ou exposição a um potencial doente!

O contexto actual ajuda-nos a perceber que FICAR EM CASAR é uma atitude (acção) sábia e de obediência às autoridades, excepto em circunstâncias justificáveis previstas no decreto que prorroga o estado de emergência (venda, trabalho, cuidar da saúde, etc), por essa razão, todas as vezes que se sentir tentado a sair por razões subjectivas (ficar na rua) lembre- se dos casos 26 e 31, porque eles nos ensinaram que a negligência prejudica as pessoas que amamos e tira a nossa paz mental (sentimento de culpa)…