Wuhan realiza 6,5 milhões de testes para Covid-19 em 10 dias

Wuhan realiza 6,5 milhões de testes para Covid-19 em 10 dias

A cidade chinesa de Wuhan realizou 6.574.093 testes de ácido nucleico para detectar infecções por novo coronavírus entre 14 e 23 de maio, divulgou a Comissão Municipal de Saúde.

Segundo a comissão, foram realizados 1.146.156 testes apenas no Sábado, mais de 15 vezes a cifra de 14 de Maio, quando Wuhan iniciou uma campanha de testes em toda a cidade para melhor apurar o número de casos assintomáticos ou de portadores do vírus que não apresentam sintomas claros da doença.

O maior número diário foi em 22 de Maio, quando a cidade, com cerca de 10 milhões de habitantes, testou 1.470.950 de pessoas.

Para amenizar a preocupação da população de Wuhan acerca da reabertura das suas fábricas, empresas e escolas, foi decidido que os testes para a Covid-19 seriam disponibilizadas para todos que não foram testados, pois a cidade no centro do país continuou a relatar casos assintomáticos.

Antes da campanha, a cidade havia realizado mais de 3 milhões de testes de ácido nucleico.

A comissão salientou que os testes são voluntários e gratuitos. Será dada prioridade aos condomínios residenciais com histórico de infecções, bem como aos edifícios antigos e densamente povoados. Crianças menores de seis anos não são aconselhadas a fazer os testes.

Os testes foram recebidos com grande entusiasmo por parte da população. Os repórteres da Xinhua documentaram os residentes usando máscaras e formando longas filas, mantendo a distância social fora dos pontos de testes improvisados nas comunidades e nos espaços públicos da cidade.