General iraniano anuncia fim da ‘era da presença norte-americana’ no golfo Pérsico`

O anúncio do vice-chefe para os Assuntos Políticos do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica do Irão (IRGC, na sigla em inglês), Yadollah Javani, ocorreu depois de os EUA ignorarem os protestos iranianos contra a presença norte-americana no golfo Pérsico

O oficial iraniano declarou que a “era da presença norte-americana” no golfo Pérsico está a chegar ao fim, além de ressaltar que o Irão e outros países da região são perfeitamente capazes de garantir a segurança do golfo, não sendo necessária a presença militar dos EUA.

“Os países da região podem desenvolver segurança sustentável na região por conta própria, através da sinergia e sem os EUA”, afirmou Javani.

Javani observou que os norte-americanos não devem ser considerados tão poderosos como eram, enquanto a República Islâmica melhorou sua posição e força regional, conforme a agência de notícias Tasnim.

“A República Islâmica agora é uma potência regional estabelecida e está se tornando uma potência global. Hoje, os EUA não são mais poderosos como antes e não podem impor sua vontade a outros”, adicionou.

A declaração ocorreu após os EUA ignorarem os protestos iranianos contra os exercícios navais norte-americanos de fogo real no golfo Pérsico.

leave a reply