Máscaras são perigosas demais para crianças com menos de 2 anos, diz grupo médico do Japão

Máscaras são perigosas demais para crianças com menos de 2 anos, diz grupo médico do Japão

Crianças de menos de 2 anos de idade não deveriam usar máscaras, porque estas podem dificultar a respiração e aumentar o risco de sufocamento, disse um grupo médico do Japão, emitindo um apelo urgente aos pais num momento em que a nação nipónica começa a sair da crise do coronavírus.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, revogou o estado de emergência em Tóquio e outros quatro locais, na Segunda-feira, uma vez que o número de infecções diminuiu em todo o Japão, mas alertou que pode ser readoptado se o vírus começar a espalhar-se novamente.

Para evitá-lo, especialistas de saúde de todo o mundo estão a recomendar que as pessoas usem máscaras, quando for difícil manter o distanciamento social enquanto os países relaxam as restrições impostas durante os isolamentos contra o coronavírus.

Mas a Associação Pediátrica do Japão alertou os pais que as máscaras são perigosas demais para crianças pequenas.

“As máscaras podem dificultar a respiração, porque crianças pequenas têm passagens de ar estreitas”, o que aumenta a carga dos seus corações, disse a associação, acrescentando que as máscaras também aumentam o risco de insolaram para elas.

“Vamos acabar com o uso de máscaras em crianças de menos de dois anos”, disse a entidade num boletim postado no seu site.

Ela disse que, até agora, houve muitos poucos casos graves de coronavírus entre crianças, que a maioria delas foi infectada por familiares e quase não surgiram surtos em escolas ou creches.

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) e a Academia Americana de Pediatria também dizem que crianças de menos de dois anos não deveriam usar protecções de tecido no rosto.