Golungo Alto projecta construção de novas urbanizações

Golungo Alto projecta construção de novas urbanizações

Um projecto para construção de novas urbanizações no município do Golungo Alto, província do Cuanza Norte, arranca este ano, anunciou, nesta Quarta-feira, o director municipal dos Serviços Técnicos, Urbanismo e Habitação, José Sebastião Xavier.

No âmbito do programa de autoconstrução dirigida, serão implementados três projectos, entre os quais, a urbanização da sede municipal, para atender o clamor da juventude sobre a problemática da falta de habitação e o reassentamento das populações vulneráveis.

Segundo o responsável, o programa será implementado em três anos, de forma faseada, prevendo para este ano, a construção de 200 casas, incluindo outros equipamentos sociais, num espaço já localizado na periferia da vila sede.

Dentre as obras destaca-se a construção de escolas, lojas, mercados, espaços de lazer, centros de saúde, bem como a construção de sistemas de produção e distribuição de energia eléctrica e água potável.

Os trabalhos visam melhorar as condições da população vulnerável, sobretudo, as vítimas das inundações, residentes em zonas de risco para as de maior segurança.

O município de Golungo Alto localiza-se a 56 quilómetros da cidade de Ndalatando (capital da província), controla 34 mil habitantes, na sua maioria camponesa, distribuídos pelas comunas da Cerca, Kiluange e Cambondo.