Confinamento faz “nascer” novo livro do caricaturista Nelson Paim

Confinamento faz “nascer” novo livro do caricaturista Nelson Paim

O caricaturista Nelson Paim aproveitou o período de confinamento face ao estado de emergência decretado de 27 de Março a 25 de Maio, para aprontar o seu novo livro infanto-juvenil intitulado “Margarida e as meninas-lição de casa em tempo de férias”.

Ainda sem data prevista para o seu lançamento oficial, o novo manual da autoria do caricaturista comporta 15 capítulos, nesta primeira edição, e a sua estória retrata a promoção de uma vida familiar e social estável a bem dos leitores, sobretudo os mais novos.

“Não tenho uma data ainda, uma vez que aguardamos as orientações das autoridades sanitárias para a reposição social, mas temos o livro pronto e pensamos em fazer a apresentação tão logo a situação volte à normalidade ainda este ano”, apontou o artista.

Além deste livro, o artista continua a fazer criações em caricaturas de diversas figuras públicas e anónimas, que se têm destacado no panorama político, desportivo, económico cultural e social do país.

Como resultado deste trabalho, o artista apresentou o ano passado, uma exposição individual intitulada “10 anos de Caricatura Made in Angola”, onde foi possível ver a sua arte através da pintura digital e carvão sobre tela.

Entretanto, a falta de apoios para uma melhor preparação bem como uma maior qualidade das suas criações, continua a ser a grande preocupação deste jovem artista, que se esmera em fazer um trabalho diferenciado neste segmento artístico.

O artista

Nelson António Paim (Nelson Paim), nasceu a 10 de Agosto de 1990, na cidade de Caxito, província do Bengo. Começou a desenhar aos 7 anos, no bairro Sambizanga, em Luanda. Aprendeu algumas técnicas de desenho com o seu primo Abreu Paim.

Não teve a felicidade de passar por alguma escola de artes, porém a sua vocação, força de vontade e determinação foram as grandes ferramentas decisivas para que se tornasse já num artista de referência, não obstante ainda ter um longo percurso pela frente.

Percurso

Participou das várias edições do Festival Internacional de Luanda “Cartoon de Banda Desenhada e Animação”, tendo-se sempre destacado como o artista com o maior número de caricaturas expostas.

Lançou o seu primeiro livro de desenhos “Caricaturas” em 2014, tornando-se no primeiro livro de caricaturas apresentado em Angola em 40 anos de Independência. Colaborou nas extintas revistas “Caras Angola”, “People” e revista “Carga”, em algumas edições.

Colabora com o então portal de notícias online Rede Angola. Consta que em 2015 criou o Primeiro Festival de Banda Desenhada da província de Benguela, com o propósito de incentivar os artistas locais.

Lançou três livros de caricaturas, tendo realizado uma tour para várias províncias do país, em que te procedeu às respectivas apresentações.