PIIM de Chicomba prioriza recuperação de estradas

PIIM de Chicomba prioriza recuperação de estradas

Pelo menos dois mil milhões de kwanzas estão a ser investidos, este ano, no município de Chicomba, província da Huíla, para a execução de quatro projectos essenciais, com destaque para estradas, inseridos no Programa Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM).

Trata-se de projectos virados a reabilitação das vias de comunicação divididos em 20 quilómetros na sede e mais 95 Kms no troço Chicomba-Quipungo, que integra a reabilitação das vias de drenagem, esgotos, passeios e lancis, estimado em mil milhões e 995 milhões de kwanzas.

Em declarações no Sábado à Angop, nesta circunscrição, a administradora local, Dina Bérner Domingos, à margem do lançamento das obras, afirmou que foram também disponibilizados 130 milhões de kwanzas, destinados à expansão da rede de iluminação pública que comporta a remoção de postes antigos e a colocação de novos de baixa tensão.

A rede será suportada com a aquisição de um gerador de 600 Kvs, que se juntará a um outro da mesma capacidade que já existe, para beneficiar mais de cinco mil residências.

Outra prioridade será a reabilitação e ampliação do hospital municipal de referência, avaliado em 130 milhões de kwanzas, para acomodar mais os pacientes.

Dina Domingos exigiu, na ocasião, celeridade e rigor na execução das empreitadas, para que venham servir e melhorar a qualidade de vida da população residente e não só.

O município de Chicomba dista 220 quilómetros e tem uma população estimada em 158 mil e 191 habitantes e é potencialmente agrícola.