Carta do leitor: Por George Floyd

Carta do leitor: Por George Floyd

Por: Hermenegildo Zola
Luanda

Caro director,

Eu estou espantado com a postura dos governos africanos. Nos Estados Unidos da América, parece que está na moda polícias matarem jovens negros, aparentemente sem razão alguma, desarmados. São filhos de África, e aqui do continente não sai nem só uma palavra.

Se fosse o contrário, já estávamos a levar com bombas e os governos a serem derrubados porque maltratam o seu próprio povo. Só os Estados Unidos é que podem ver problemas nos direitos humanos noutros países e os outros não podem apontar o dedo à forma como vivem os negros lá e também porque a maioria das pessoas presas são negras e que não têm boa condição social?

Agora lá há revolta, o Presidente Trump diz coisas que para mim só incitam que haja mais violência, mas ninguém o ameaça com o TPI.

Os governos africanos deveriam também pronunciar-se. Não apenas pela morte de George Floyd e nem apenas pela morte de cidadãos negros às mãos da Polícia, mas pelo povo americano, porque muitos dos que estão nas ruas revoltados não são negros. Mas temos também de cuidar do nosso sangue, tem de haver solidariedade.