Mostra colectiva virtual questiona “Qual Futuro?”

Mostra colectiva virtual questiona “Qual Futuro?”

Sob curadoria do LabCC [Laboratório de Crítica e Curadoria], a 12 de Junho é aberta a exposição virtual Qual Futuro? – (in)certezas sobre uma nova produção de sentidos, cujo site para a sua visualização poderá ser disponibilizado pela organização, bem como pelas redes sociais.

A exposição virtual “Qual Futuro?” junta 10 artistas emergentes e questiona como as gerações actuais podem criar novos sentidos nesta nova década. É uma exploração plural sobre os condicionamentos de um futuro próximo e as construções, pessoais e colectivas, que surgirão por processos de criação de sentidos políticos, geográficos e pessoais, a partir da reflexão e compreensão do passado e do presente.

Os artistas que trabalham entre fotografia, performance, vídeo arte, pintura, instalação e desenho são Adriano Cangombe, Eliane Lima, Fernando Lucano, Gegê M’bakudi, Helena Uambembe, Nefwani Júnior, Pemba, Uolofe, Teresa Firmino, Yola Balanga.

“A partir do site, as pessoas poderão entrar na exposição como se estivessem a monitorar um robot num jogo, poderão dirigir-se aos quadros e em tudo que lá estiver.

Todos os smartphones permitirão o acesso. A pessoa poderá ver, através do telefone, tablet e computador”, explicou o curador Marcos Junguba.

A curadoria está a cargo do LabCC [Laboratório de Crítica e Curadoria], uma plataforma de partilha, pesquisa e experimentação em curadoria e crítica de arte.

Compostas pelos jovens curadores Jéssica de Melo, Luamba Muinga e Marcos Jinguba, desde o ano passado tem levado programas que se inscrevem na crítica de exposições de arte em Luanda e na curadoria de duas exposições. Esta é a terceira.