Índia inicia construção de pista de aterragem ao longo da fronteira chinesa, na Caxemira

Índia inicia construção de pista de aterragem ao longo da fronteira chinesa, na Caxemira

O Ministério dos Transportes da Índia iniciou a construção de uma pista de aterragem de 3,5 quilómetros ao logo da National Highway 44 (Rodovia Nacional 44), no Sul da Caxemira. 

projecto do Ministério dos Transportes da Índia visava a construção de uma rodovia, que acabou por tornar-se uma pista de pouso de emergência de aviões. 

A construção da “pista de pouso e de emergência” foi confirmada pelo gerente regional da Autoridade Nacional de Estradas da Índia, Hemraj Bhagat, conforme o portal IbTimes. 

“Não conheço os detalhes operacionais. Para saber mais, é preciso entrar em contacto com as autoridades da Força Aérea [indiana]. Mas, sim, uma pista está a ser construída ao longo da NH-44”, afirmou Bhagat. 

Além da construção da pista de aterragem, a Organização Rodoviária iniciou as obras em 17 estradas ao longo da fronteira com a China. Estas estradas contarão com depósitos de armas, luzes de aproximação, combustível e equipamentos de combate a incêndios. 

Após fontes confirmarem o início da construção da pista, as autoridades indianas se recusaram a vincular o trabalho à actual tensão na fronteira com a China. Além disso, afirmaram que a decisão havia sido tomada em Junho de 2019.