O problema é a falta de educação

O problema é a falta de educação

Por: Frederico Kassapi 

Luanda 

Caro director 

Este novo Coronavírus veio mais uma vez mostrar aquilo que eu já sabia e que muita gente sabia, veio mostrar que o nosso problema principal em Angola é mesmo a educação. E se a doença se espalhar, vai ser como iniciou: vai ser por falta de educação. 

Os angolanos não estão educados a respeitar nada e nem ninguém. Cada um pensa em si e com a maior cara de pau. 

Esta semana, tive de ir comprar umas peças automóveis numa loja no Morro Bento. Havia marcações no chão para as pessoas fazerem uma fila a respeitar o distanciamento físico, mas só duas pessoas estavam na fila. Os ouros estavam mais perto da porta. 

O segurança estava a distribuir umas senhas para a chamada. Só que apareceriam alguns que ou entravam mesmo sem ter chegado o seu número, ou víamos a ligar e depois entravam. 

Eu fiquei a olhar e a me perguntar: será que assim estas pessoas se sentem mesmo bem? Passar à frente de todos que estão disciplinados a esperar pela sua vez é motivo para alguém se orgulhar? Se os filhos fizerem isso em casa, recompensam ou corrigem? Ralham? 

Como eram todos homens adultos, eu senti-me envergonhado por eles e pelos seus filhos. Eu sei que com cidadãos assim o país nunca avançará.