Quadros da Educação capacitados sobre prevenção da Covid-19

Quadros da Educação capacitados sobre prevenção da Covid-19

Cinquenta técnicos do Ministério da Educação e directores municipais da educação de Luanda começaram ontem a ser capacitados sobre sintomas, transmissão e prevenção do Coronavírus visando a prevenção de riscos de contágio na comunidade escolar.

O Presidente da República orienta, em Decreto Presidencial sobre a situação de calamidade pública, o reinício das aulas nas instituições de ensino primário, I ciclo do ensino secundário públicas e privadas, oficialmente, a 27 de Julho, porém o Ministério da Educação antecipou para dia 13 do mesmo mês.

A acção de capacitação de formadores, promovida pelo Ministério da Saúde visa reforçar a vigilância epidemiológica e a identificação precoce, por parte dos professores, de casos suspeitos do vírus nas escolas, bem como capacitar os mesmos de conhecimentos gerais de bio-segurança para um maior e melhor controlo nas escolas.

Ao presidir a cerimónia de abertura da acção de capacitação, o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, destacou a importância do evento para o controlo do risco de contágio nas escolas, segundo a Angop.

Franco Mufinda aconselhou a adopção de medidas preventivas sobre a pandemia, criando na comunidade escolar condições para, dentre outros, a lavagem das mãos com água e sabão constantemente e evitar a aglomeração de pessoas.

Apelou aos participantes a reforçarem os trabalhos de sensibilização, de modo a se evitar por parte dos alunos abraços, beijos e apertos de mão, assim como o uso de máscaras para cobrir a boca, não compartilhar objectos sem certificar se estão bem higienizados, entre outros cuidados.