UE prepara dez milhões de euros para Angola

UE prepara dez milhões de euros para Angola

A União Europeia (UE) vai disponibilizar dez milhões de euros para ajudar Angola na implementação de programas para mitigar o impacto da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).  

A informação foi prestada nesta Quarta-feira, em Luanda, pelo embaixador da UE em Angola, Tomás Ulicny, no final da audiência que lhe foi concedida pelo Presidente da República, João Lourenço. 

Em declarações à imprensa, o diplomata sublinhou que o financiamento vai servir, também, para apoiar os programas ligados ao fundo de desenvolvimento, no âmbito da EU, em curso na região Sul de Angola. 

Durante a audiência de aproximadamente duas horas, Tomás Ulicny falou dos preparativos da próxima Cimeira União Europeia/União Africana, que decorrerá nos dias 28 e 29 de Outubro, em Bruxelas (Bélgica). 

O representante da União Europeia em Angola considerou que a presença do Presidente João Lourenço na cimeira de Bruxelas vai contribuir para o reforço da nova parceira Angola-UE. 

A situação na República Centro Africana, na República Democrática do Congo e em Moçambique foi, também, analisada no encontro entre o Chefe de Estado angolano e Tomás Ulicny.