Governo lança projecto de ordenamento nas aldeias do Bié

Governo lança projecto de ordenamento nas aldeias do Bié

O Governo da Província do Bié lançou ontem, Sexta-feira, um projecto de ordenamento nas aldeias, com a realização de um acto simbólico na povoação de Cangolongolo, município de Nhârea, a 175 quilómetros a Norte do Cuito, orientado pelo governador Pereira Alfredo, citado pela Angop.

O projecto, de âmbito local, contempla a abertura de arruamentos, construção de casas urbanizadas, assim como distribuição de terrenos já urbanizados, com prazo de duração não avançada. Na ocasião, Pereira Alfredo informou que este projecto vai permitir que, a curto prazo, as aldeias dos nove municípios da província estejam infra-estruturadas para o bem das comunidades.

Sem revelar ainda o montante a investir, o governante apelou às populações para que, doravante, obedeçam às entidades quando pretenderem adquirir um terreno para fins habitacionais nas aldeias, em função do ordenamento do território que será lavado a cabo.

Por sua vez, a administradora de Nhârea, Maria Lúcia Chicapa, destacou a implementação deste projecto nas aldeias como forma de se reduzir igualmente às assimetrias regionais.

O município de Nhârea (Bié) tem 113 mil habitantes, maioritariamente camponesa, distribuídos pelas comunas do Dando, Lúbia, Caieie e Gamba.