UNITA apresenta à embaixada dos EUA protesto sobre o racismo

UNITA apresenta à embaixada dos EUA protesto sobre o racismo

O secretário das Relações Internacionais e Comunidades da UNITA, Rafael Massanga Savimbi, fez a entrega, na tarde desta Terça-feira (9), em Luanda, de uma nota do seu partido à Embaixada Americana relativa à situação de racismo que se vive nos EUA com a lamentável morte de George Floyd.

Na nota entregue à Embaixada Americana, a UNITA lamentou e condenou veementemente os actos de racismo que se registam nos EUA, esperando que as autoridades americanas em particular e, as Nações Unidas, em geral, tomem uma posição que salvaguarde a integridade física, as liberdades e garantias de todos os cidadãos, sem olhar para o tom de pele, origem, credo ou religião, que sejam desencorajados actos de género e sejam, exemplarmente, responsabilizados civil e criminalmente, os seus actores.

A UNITA exprime igualmente a sua repulsa ante comportamentos similares que têm ocorrido em Angola nesta fase, onde as forças de lei e ordem têm usado excesso de força causando igualmente vítimas mortais.

A UNITA curva-se diante da memória de George Floyd e endereça à família enlutada os seus mais profundos sentimentos de pesar.