Carta do leitor: As oportunidades do PIIM

Carta do leitor: As oportunidades do PIIM

Por: Mário José

Quem acompanha os noticiários, tanto na rádio como nas televisões, acompanha com alguma apreensão o projecto de implementação do PIIM em todo o país.

São centenas de projectos em curso, nomeadamente a construção de estradas, residências, escolas e outras infra-estruturas. Acredito que estas obras, algumas com duração entre seis meses e um ano, serão construídas por jovens, razão pela qual de deve aproveitar também esta oportunidade para temporariamente empregar os jovens e abrir uma janela para todos aqueles que nas referidas localidades possam dar sequência a estes projectos empresariais.

Estando o desemprego em níveis inaceitáveis, as oportunidades do PIIM devem servir também para o Executivo, junto dos empresários seleccionados, solicitar a preferência para os jovens das localidades em que decorrem as obras, sendo o recurso às outras localidades necessário em último recurso.

Está mais do que evidente que se se pretender construir o país, temos que deixar para trás a mentalidade de que apenas se consegue fazer a vida em Luanda.

As centenas e quem sabe milhares de obras que venham a existir são uma oportunidade de ouro para se resgatar o amor pelo interior.

Com o programa de restauração das estradas, as ligações voltarão a ser efectivadas sem sobressalto. E neste contexto, aliado aos financiamentos para o sector agrícola ou outros produtivos começa- se, sim, a adivinhar um futuro mais risonho.

E para que a mensagem chegue aos cidadãos é preciso que se publicite.

Não basta esperarmos por aquilo que surja só em Luanda. Há mais país para que cada um de nós consiga viver e realizar os seus sonhos.