Governador de Nova Iorque defende estátuas de Colombo

Governador de Nova Iorque defende estátuas de Colombo

O Estado de Nova York deveria manter as estátuas que homenageiam Cristóvão Colombo, apesar de a brutalização dos habitantes das Índias Ocidentais que ele encontrou nas suas viagens ao Novo Mundo ser imperdoável, disse o seu governador, Andrew Cuomo, na Quinta-feira.

Cuomo afirmou que Colombo é uma figura importante para os ítalo-norte-americanos, simbolizando a sua contribuição para Nova Iorque, e que por esta razão é contra a remoção das estátuas.

Como manifestantes atacaram estátuas de Colombo nos últimos dias durante protestos anti-racismo, um repórter perguntou a Cuomo se é hora de se livrar dos monumentos estaduais que homenageiam o explorador italiano.

De jeito nenhum, respondeu Cuomo. “Entendo os sentimentos a respeito de Cristóvão Colombo e alguns de seus actos, que ninguém pode apoiar”, disse numa conferência de imprensa. “Mas a estátua passou a representar e significar gratidão pela contribuição ítalo-americana a Nova Iorque.

” O fervor anti-racista surgido depois de um polícia branco de Mineápolis matou George Floyd, um homem negro de 46 anos, em 25 de Maio renovou uma campanha pela retirada de monumentos dos Confederados e outros símbolos do legado esclavagista do sul dos EUA. Estátuas de Colombo também foram atacadas em várias cidades.

Cuomo, neto de imigrantes italianos e frequentador da parada do Dia de Colombo na cidade de Nova Iorque, tem demonstrado um apoio constante às estátuas diante dos pedidos esporádicos para a sua remoção.

A estátua de Colombo mais conhecida de Nova Iorque se situa acima de uma rotunda de trânsito com o seu nome.

As estátuas foram erigidas num período longo durante o qual ele foi louvado nos EUA por abrir o Novo Mundo ao assentamento de europeus.

Na Quarta-feira, manifestantes derrubaram uma efígie do desbravador em Saint Paul, no Minnesota, e vandalizaram outra em Miami, e na Terça-feira um monumento a Colombo em Richmond, na Virgínia, foi atirado a um lago.

Em Miami, uma estátua de Colombo foi vandalizada na noite de quarta-feira, assim como a do também explorador Ponce de León.