Novo álbum de Elida Almeida disponível em Outubro

Novo álbum de Elida Almeida disponível em Outubro

A cantora informou que o seu terceiro trabalho discográfico e os respectivos videoclipes estão prontos desde Fevereiro, mas devido à pandemia do novo coronavírus teve de adiar o seu lançamento.

A artista já tinha confirmado shows de lançamento em Paris (França), na Assembleia Nacional, na Cidade da Praia, em Cabo Verde, uma tournée pela Inglaterra, Portugal, Moçambique, Marrocos e Japão, mas todos foram cancelados.

Segundo Elida Almeida, da sua agenda de shows apenas não foi cancelado o concerto de Outubro, na Polónia. A cantora não avançou o nome do seu novo trabalho, por considerar que “ainda é cedo”, mas disse que este novo disco é “mais maduro”, e por isso está ansiosa para o mostrar aos seus fãs quando as condições voltarem à normalidade.

“A covid-19 acabou por atrapalhar tudo. Eu estava muito ansiosa para mostrar às pessoas esse novo trabalho que está mais maduro, porque quando mais cantamos mais estrada fazemos, mais maduros ficamos, até nas actuações no palco”, revelou.

A artista realçou, que o novo álbum trará temas pertinentes que falam de flagelos sociais, dos problemas do quotidiano, da sua relação com a família, entre outros assuntos.

Elida Almeida espera que sejam encontradas soluções para este vírus pois a indústria cultural está a ser muito afectada com toda esta situação.

“A indústria cultural é dos últimos que vai ser levantada. Vimos que tudo enquanto já abriu, mas ainda assim não começamos a ter música, que é uma das áreas que junta mais pessoas, e nós não queremos ter mais um surto, por isso vamos respeitar o conselho da OMS e das autoridades”, disse Eneida, afirmado que assim que forem autorizadas aglomerações de pessoas serão reprogramados os seus espectáculos de lançamento.

Período de confinamento

Durante este período de confinamento a artista realizou vários ‘lives’ (directos) a partir da sua residência, e no dia 29 de Maio participou em mais um que considerou “diferente” por ter sido “quase uma volta ao palco” e teve a produção de Prisma Vídeo, Mário Som, Russo, Harmonia e CV Móvel.

A cantora vive actualmente em Portugal, mas com o encerramento dos voos internacionais ficou retida em Cabo Verde, onde devia participar no festival da Praia Baixo.

Percurso artístico

Natural de Santa Cruz (Santiago), Elida Almeida começou a dar os primeiros passos na música ao sagrar-se vencedora do concurso “Talento Djarmai”, numa altura em que vivia na Ilha do Maio.

Em 2015, lançou o seu primeiro trabalho discográfico com o título “Ora Doci Ora Margos” e em Março de 2017 lançou o EP “Djunta Kudjer” com seis temas.

Dois anos depois de “Ora doci ora margos” a artista lançou o seu segundo trabalho, intitulado “kebrada”, composto por 12 temas.

Elida Almeida venceu em 2015 o prémio de Artista Revelação na Gala do Cabo Verde Music Awards 2015 (CVMA) e no mesmo ano foi consagrada com o Prémio Descobertas da RFI 2015, que lhe permitiu descobrir o mundo após trinta concertos em toda a África, na primavera de 2016.

“Txika”, “Di Mi Ku Di Bo”, “É Zonban” feat Djodje, “Final Feliz” feat Hélio Batalha”, são alguns singles gravados pela artista durante a sua carreira.