Cuanza-Norte transfere pacientes de Covid-19 para Luanda e instala cerca sanitária

Cuanza-Norte transfere pacientes de Covid-19 para Luanda e instala cerca sanitária

Os três cidadãos diagnosticados com a Covid- 19 nesta província foram transferidos, no princípio da noite de ontem, para uma unidade hospitalar de referência em Luanda, onde serão acompanhados por especialistas do Ministério da Saúde.

Trata-se de um angolano e dois cidadãos oeste-africanos que furaram a cerca sanitária imposta a Luanda. As autoridades sanitárias locais estão neste momento a aguardar pelos resultados de mais de 100 amostras enviadas ao laboratório central, em Luanda.

As mesmas fazem parte de um lote de testes a 191 casos suspeitos feitos desde Abril na província, 39 dos quais resultaram negativos e três positivos.

A vice-governadora para o sector Político, Social e Económico do Cuanza-Norte, Leonor Garibaldi, garantiu que as autoridades locais já criaram estratégias para conter a propagação do vírus naquela região, segundo a Angop.

Entre as acções, ressaltou a imposição de cordões sanitários nas zonas acima mencionadas. A governante declarou que esses cidadãos cumpriam a quarentena domiciliar em Ndalatando, por violação da cerca sanitária imposta à cidade de Luanda, o que permitiu a colecta das amostras na semana passada, que tiveram resultados positivos.

Leonor Garibaldi acrescentou que estão em curso trabalhos para a localização de possíveis contactos dos pacientes, visando a recolha de amostras para serem analisadas.

A vice-governadora apelou à calma e responsabilidade dos cidadãos, no sentido de evitar a propagação da doença, reforçando as medidas de segurança como a lavagem das mãos, o uso de máscara e a desinfecção das mãos com álcool em gel.

Advogou, por outro lado, o reforço das medidas de controlo nas fronteiras com as províncias vizinhas. Neste momento, uma equipa de especialistas do Ministério da Saúde, constituída por epidemiologistas, vigilantes, técnicos de cuidados intensivos, entre outros, está (desde ontem) a trabalhar em Ndalatando, no âmbito da luta contra a Covid-19.

A directora do gabinete provincial da Saúde, Filomena Wilson, disse que os especialistas vão trabalhar no reforço da capacidade das autoridades de resposta à pandemia.