Facebook remove anúncio de campanha de Trump por conter símbolo semelhante ao usado por nazis

Facebook remove anúncio de campanha de Trump por conter símbolo semelhante ao usado por nazis

O Facebook removeu nesta Quinta-feira (18) anúncios da campanha pela reeleição de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos, devido ao uso de um símbolo semelhante ao usado por nazis em campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.

“Removemos essas postagens e anúncios por violarem a nossa política contra o ódio organizado. A nossa política proíbe o uso do símbolo de um grupo de ódio proibido para identificar presos políticos sem o contexto que condena ou discute o símbolo”, afirmou o porta-voz do Facebook, Andy Stone, ao justificar a decisão da plataforma.

Num anúncio, um triângulo vermelho invertido era associado aos grupos Antifa (abreviação de antifascism), a quem Trump tenta classificar como terroristas, acompanhado do texto: “Perigosas MÁFIAS de extrema esquerda estão a correr pelas nossas ruas e a causar um caos absoluto.

Eles estão a DESTRUIR as nossas cidades e a causar tumultos – é loucura absoluta”. O símbolo é idêntico ao que prisioneiros de campos de concentração eram obrigados a usar costurados nas suas roupas, para identificar que haviam sido detidos por serem socialistas, social- democratas, comunistas e anarquistas, mas também sindicalistas, maçons e pessoas que haviam tentado resgatar judeus.

Antes dos anúncios serem retirados do ar, o site “Daily News” falou com Ken Farnaso, porta-voz da campanha de reeleição de Trump, que disse que “o triângulo vermelho é um símbolo da Antifa”. Farnaso não respondeu aos pedidos de entrevista após a retirada dos posts.