Perigo de segunda onda na Europa vem da América do Sul, diz cientista francês

Perigo de segunda onda na Europa vem da América do Sul, diz cientista francês

O“perigo” de que haja uma segunda onda da epidemia de Covid-19 na Europa vem “muito mais” da América do Sul do que dos novos surtos na China, estimou nesta Quinta- feira (18) um membro do conselho científico que assessora o Governo francês.

“É principalmente lá onde o perigo está actualmente”, declarou o virologista Bruno Lina à comissão da Assembleia Nacional que investiga a gestão da crise de Coronavírus na França.

Lina também destacou que o que mostra a situação na China é “o risco de que o vírus volte a circular inclusive no Verão”. Vários surtos surgiram nos últimos dias em Pequim, provocando o temor de uma nova propagação da doença no país, onde o vírus apareceu em Dezembro antes de se espalhar por todo o planeta.

Ao mesmo tempo, a epidemia continua a intensificar-se na América do Sul, especialmente no Brasil, que se tornou o segundo país do mundo mais afectado pelo novo Coronavírus depois dos Estados Unidos.

“O conselho científico considera que, dado o que está a acontecer na América do Sul, deve-se considerar o risco de uma segunda onda vinda do hemisfério Sul no final de Outubro, Novembro ou Dezembro”, afirmou Jean-François Delfraissy, presidente deste grupo de especialistas que assessora o Governo sobre a epidemia.

O conselho científico considera que o cenário de uma “epidemia sob controlo” nos próximos meses é o mais provável, mas também recomenda ao Governo a preparar-se para antecipar situações mais desfavoráveis.

Delfraissy reiterou que um novo confinamento generalizado não seria “nem possível nem desejável”, porque “a população não o aceitaria” e teria consequências económicas e sociais mui- to custosas.

Em vez disso, defendeu a necessidade de um “confinamento parcial” recomendado aos idosos e aos mais vulneráveis ao vírus.

AFP