Força Aérea da China se aproxima de Taiwan pela 4ª vez nesta semana, dizem militares da ilha

Força Aérea da China se aproxima de Taiwan pela 4ª vez nesta semana, dizem militares da ilha

A Força Aérea da China se aproximou de Taiwan, nesta Sexta-feira, pela quarta vez em quatro dias, disseram militares taiwaneses, enquanto a China intensifica as manobras perto da ilha que Pequim reivindica como seu território.

A Força Aérea de Taiwan informou que o caça J-10 estava envolvido na abordagem, mas não mencionou se mais aeronaves haviam entrado na zona de identificação de defesa aérea de Taiwan, no sudoeste da ilha, por volta do meio-dia (horário local).

A Força Aérea chinesa recebeu um aviso verbal para sair, e os jactos de Taiwan “responderam”, informou a Força Aérea de Taiwan, sem dar mais detalhes.

A aeronave se retirou e a situação voltou ao normal, afirmou a corporação num comunicado. Nas últimas semanas, a Força Aérea chinesa se aproximou de Taiwan seis vezes, segundo os militares taiwaneses.

A China não explicou publicamente por que aumentou a sua actividade perto da ilha, mas anteriormente descreveu tais exercícios como de rotina, alegando que pretendia mostrar a determinação do país em defender a sua soberania.

A Força Aérea de Taiwan, bem treinada e modernizando os seus caças F-16 fabricados nos Estados Unidos, patrulha rotineiramente o Estreito de Taiwan, que separa a ilha da China.

O governo chinês nunca renunciou o uso da força para colocar Taiwan sob seu controlo, embora a ilha não demonstre interesse em ser governada pela autocrática Pequim.

Taiwan reclamou que a China intensificou a sua actividade militar, incluindo o envio de portaaviões para perto da ilha, desde o início da pandemia de Covid-19.