Angola passa à condição de país de renda média em 2021

Angola passa à condição de país de renda média em 2021

O Mistério da Economia e Planeamento lançou, ontem, em Luanda, a Plataforma Nacional dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma ferramenta importante para a concretização da Agenda 20/30 e a Agenda 20/73 da União Africana. 

O ministro da Economia e Planeamento, Sérgio Santos, afirmou que no âmbito desta plataforma, o país terá grandes desafios no próximo ano, avançando que em Fevereiro de 2021, Angola vai deixar de ser País Menos Avançado (PMA), condição que lhe foi atribuida pelas Nações Unidas em 2016, passando para a graduação de País de Renda Média. 

O ministro sublinhou que no mês de Julho, Angola terá um outro desafio, que é o de apresentar o seu Relatório Nacional Voluntário, uma avaliação daquilo que o país tem estado a fazer relativamente às metas dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável. 

Segundo o governante, os dois desafios, quer o da graduação ou o da preparação do relatório de análise do desempenho, vão requerer uma mudança de comportamento no que diz respeito ao acompanhamento dos instrumentos de Planeamento. 

“Trata-se de uma mudança de paradigma relativamente a implementação das nossas medidas. Queremos mudar para um rumo em que o Planeamento vai se fazer com maior interacção, e a execução com maior participação”, disse o ministro, apelando trabalho conjunto e cooperação para   a concretização dessas metas. 

Fez saber que por meio desta plataforma, vai se integrar, não só os poderes Executivo ou Legislativo, mas também os parceiros de desenvolvimento, bem como a sociedade em geral. 

Durante os dois dias em que vai decorrer o workshop, serão abordados temas como a Agenda 20/30 para o Desenvolvimento Sustentável, o Alinhamento dos ODS, a aprovação dos indicadores dos ODS, os relatórios de progresso, entre outros.