Grilo reforça cooperação no domínio da formação de professores

Grilo reforça cooperação no domínio da formação de professores

Luísa Grilo manifestou esta intenção no final das audiências separadas, concedidas aos representantes destes dois países, Pedro Pessoa e Costa (Portugal) e Esther Armenteros (Cuba).

Segundo a ministra, com Portugal, o sector da Educação pretende ver reforçada a cooperação sempre no domínio do ensino da Língua Portuguesa, da formação dos formadores para os professores desta disciplina e continuar apetrechar as bibliotecas escolares.

Quanto à necessidade da criação de bibliotecas comunitárias, a titular da pasta da Educação explicou que as mesmas são da responsabilidade do Ministério da Cultura, Hotelaria e Turismo, mas cooperam neste sentido, porque eventualmente bibliotecas municipais podem ser desenvolvidas com o apoio dos dois ministérios.

“O que precisam reforçar e ter as bibliotecas escolares para que as crianças muito cedo habituam-se a ler e a ter os livros à disposição, onde a educação deve estar sempre de mãos dadas com o livro, e quando se fala de livro não há lugar melhor do que uma biblioteca onde pode encontrar uma diversidade de livros”, concluiu a responsável.

Por sua vez, o embaixador de Portugal em Angola, Pedro Pessoa e Costa, disse que foi uma visita de cortesia e aproveitou para falar da cooperação entre os dois países que é tão importante e robusta para partilharem ideias na área da educação pode ser reforçada e trabalhada.

Por seu turno, a embaixadora de Cuba, Esther Armenteros, considerou as relações entre os dois países excelentes e mostrou-se disponível em continuar a cooperar com Angola nas áreas da Saúde e Educação, constando nas prioridades em qualquer circunstância.

Disse que vão continuar a fortalecer para ter uma boa cooperação em matéria de alfabetização, educação da primeira infância e também da educação especial para crianças com necessidades especiais e cuba tem bastante experiência nesta neste ramo.