Suzy Menkes deixa Vogue International depois de seis anos como editora

Suzy Menkes deixa Vogue International depois de seis anos como editora

Suzy Menkes está de saída da Vogue, segundo um comunicado divulgado esta Quarta-feira à tarde pela empresa que detém a publicação, a Condé Nast International. Aos 76 anos, e no cargo de editora da Vogue Internacional desde 2014, a veterana do jornalismo de moda tem saída marcada para Outubro, depois da temporada de desfiles de primavera-verão 2021.

“Aproveitei cada momento como editora na Vogue Internacional e orgulho-me de tudo o que conquistei na empresa. A actual situação global proporcionou-me, como a todos nós, um momento de pausa e reflexão. Está na altura de partir para uma nova aventura, que aguardo ansiosamente”, afirmou a jornalista britânica em declarações ao Business of Fashion.

À semelhança de outros vultos da indústria, Menkes já fez saber que continuará a produzir conteúdos sobre moda.

No comunicado que emitiu esta Quarta-feira, a Condé Nast International, proprietária de títulos como a Vogue, a GQ, a Vanity Fair e a The New Yorker, referiu ainda que a edição do próximo ano da Condé Nast Luxury Conference, organizada por Menkes há cinco anos, será cancelada, na sequência da saída da editora, mas também da pandemia de Covid-19.

Suzy Menkes está entre as mais respeitadas vozes do sector. Durante 26 anos, foi editora de moda do International Herald Tribune, cargo que deixou para integrar a equipa internacional da Vogue. Os seus textos, na maioria críticas de colecções, são publicados online e em 21 edições da publicação e traduzidos em 15 idiomas. Escreveu também para a T Magazine, do The New York Times.

A empresa em questão enfrenta agora o impacto da pandemia, marcado pela retracção do investimento publicitário e pelos cortes nos orçamentos de marcas e designers. Em Maio, só nos Estados Unidos, a Condé Nast dispensou uma centena de funcionários, já depois das reduções salariais anunciadas em Abril.

Em Abril de 2018, Suzy Menkes trouxe a sua Condé Nast Luxury Conference até Lisboa, e com ela nomes como Giambattista Valli, Maria Grazia Chiuri, Felipe Oliveira Baptista e Christian Louboutin. “A questão é: ninguém tem de levar uma vida miserável só porque faz roupa para os outros.