FAX prepara torneio internacional online

A Federação Angolana de Xadrez (FAX) prepara-se (com atletas) para participar em vários torneios online, uma vez que a Covid- 19 impede o embate pessoal entre os atletas

O vice-presidente da Federação Angolana de Xadrez (FAX), António Assis, disse que vai decorrer vários torneios online, tendo em vista a participação da Selecção Nacional nas olimpíadas, prova agendada para 13 deste mês.

Segundo o responsável, a partir destas provas que vão divulgar a pré-convocatória dos doze atletas que terão a missão de representar as cores da bandeira nacional no certame.

O dirigente explicou que a FIDE, órgão que rege a modalidade no mundo, tem experimentado vários torneios nesta fase que se vive à COVID-19.

Porém, o mesmo revelou que no mês passado organizou um certame só para senhoras onde Angola estava inscrita, mas não participou.

“Por problemas de comunicação das nossas atletas, não participamos na competição, mas para esta olimpíada estamos acautelar tudo para não falharmos”, perspectivou.

Ainda assim, António Assis garantiu que a FAX vai criar condições para os seleccionados participarem sem sobressaltos na competição.

O vice-presidente avançou que os atletas serão convocados de acordo com os resultados que vão obter nas provas que vão ser organizadas nos próximos dez dias.

“Temos que olhar para aquilo que os xadrezistas poderão fazer nos torneios online, porque o nosso plano é aumentar a quantidade de torneios”, adiantou o responsável.

António Assis disse que se pretende convocar uma pré-selecção de doze atletas, sendo que seis serão suplentes ao longo da prova.

error: Content is protected !!