Mecanização agrícola na Lunda-Sul começa a ganhar espaço

Mecanização agrícola na Lunda-Sul começa a ganhar espaço

Nove tractores, dos 36 disponibilizados pelo Ministério da Agricultura, foram distribuídos no Sábado, dia 4, em Saurimo (Lunda Sul), a três operadores agrícolas, na sequência de um concurso público.

“No concurso público concorreram uma centena de empresas e passaram as que apresentaram melhor perfil”, explicou o vice-governador para área Social, Política e Económica da Lunda-Sul, Mendes Lourenço, sublinhando que os operadores foram divididos em brigadas.

O governante fez saber que cada responsável de brigada desembolsou uma primeira tranche de 12 milhões de Kwanzas, de um valor global de 51 milhões do custo total do tractor, a ser amortizado em cinco anos.

“As brigadas vão trabalhar com os camponeses e analisarão o custo do aluguer das máquinas”, enfatizou, na presença do governador da Lunda-Sul, Daniel Neto.

Entretanto, o administrador municipal do Dala, Lote Moutinho, que testemunhou a entrega, afirmou que os tractores vão contribuir para aumento das áreas de cultivo.

Na campanha agrícola 2018/2019 foram preparados manualmente, 101 mil e 241 hectares e 426 mecanizados, tendo sido colhidas mais de 800 mil toneladas de produtos diversos.